sábado, 11 de maio de 2013

Maio Mês do coração: Melhore a saúde do seu coração!

Quatro atividades para ter um coração em forma:
 
Neste mês dedicado à saúde do coração, conheça algumas formas de exercício eficazes na redução do risco de patologias cardiovasculares. Para melhorar a saúde do seu coração não necessita de ser um atleta profissional, o exercício moderado reduz de forma significativa o risco de doenças cardiovasculares e outras patologias associadas à saúde do seu coração, melhorando em simultâneo a sua força, flexibilidade e resistência. Qualquer exercício que realize tem efeitos benéficos para a sua saúde geral, mas existem algumas atividades físicas específicas que melhoram a saúde do seu coração.
Que quantidade de exercício necessito para melhorar a saúde do meu coração?
Especialistas recomendam a realização de exercício físico moderado durante 150 minutos ou 75 minutos de exercício físico intenso por semana para uma melhoria significativa dos seus níveis de saúde cardiovascular.
Atividades físicas que melhoram a saúde do seu coração
O exercício cardiovascular é uma forma de atividade física que aumenta o seu ritmo respiratório e cardíaco indicada para treinar o seu coração. Desafia o seu coração para trabalhar de forma mais intensa tornando-o mais forte. À medida que o seu coração se encontra mais forte, vai notar melhorias na realização de tarefas diárias como por exemplo, subir escadas ou transportar compras. O seu ritmo cardíaco torna-se mais baixo em repouso o que significa que necessita de menos batimentos para bombear quantidades iguais de sangue para o resto do corpo.

Caminhada
O corpo humano foi criado para andar. Independentemente da sua forma, na passadeira do ginásio ou na montanha, caminhar é uma boa forma de melhorar a saúde do coração. Motive-se a sair do sofá e a caminhar a um ritmo acelerado.

Corrida
Mais desafiante que caminhar, correr é outra forma de treinar o seu coração e para a qual o seu corpo está preparado. É ainda uma das melhores formas de queimar calorias, um bónus para quem quer também perder peso e reduzir o risco de doenças coronárias. Se está a começar na corrida, inicie com uma caminhada e por cada 5 minutos, corra durante 1 a 2 minutos. À medida que está mais treinada aumente os minutos de corrida.

Atividades aquáticas
Realizar exercício dentro de água envolve o seu corpo todo. Nadar ou participar em aulas de fitness dentro de água melhoram a sua capacidade cardiovascular. A água proporciona ainda resistência ao movimento, o que aumenta a sua força e tónus muscular. Atividades aquáticas são uma boa alternativa para quem tem problemas de articulações que impeçam de caminhar ou correr.

Treino em circuito
Se a realização de uma caminhada, nadar ou correr durante uma hora é demasiado monótono para si, experimente alternar com exercícios de resistência muscular corporal. Por exemplo, por cada 3 minutos de corrida ou caminhada realize agachamentos por 1 minuto. Outra opção é escolher 5 a 10 exercícios de resistência muscular corporal, realizar uma série de cada exercício sem descanso, avançando entre exercícios e mantendo o ritmo cardíaco elevado. Este tipo de exercício é mais desafiante e aumenta a sua força muscular além da sua capacidade cardiovascular.
A melhor estratégia de manter o coração em forma é diferente de pessoa para pessoa, mas é certo que o exercício físico aumenta de forma eficaz a sua capacidade cardiovascular e reduz o risco de doenças relacionadas com o coração.

In sapo mulher

 

Sem comentários:

Enviar um comentário