quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Dia Mundial de Luta contra a SIDA

De acordo com o último relatório da ONU SIDA há no mundo 33,3 milhões de pessoas infectadas pelo VIH . Desde o inicio da epidemia, em 1981, foram infectadas mais de 60 milhões de pessoas e morreram quase 30 milhões. 5,2 milhões de pessoas com VIH já recebem tratamento mas para cada pessoa que recebe tratamento, há 2 novas infecções.

Portugal regista, no momento, a 3ª maior subida em casos de sida, na Europa, e conta com cerca de 42 mil infectados, segundo o relatório da ONU recentemente divulgado. Enquanto isso, os países africanos registam já a estagnação ou mesmo a descida do número de casos infectados que chega atingir os 25%.


Um recente estudo da Universidade de Harvard divulgado pela revista science, traz esperança adicional na concepção de uma vacina.

Bruce Walker, do Hospital Geral de Massachusetts e daquela universidade, disse que “algumas pessoas desenvolvem a doença extremamente depressa quando são contaminadas, enquanto outras podem ficar até três décadas sem precisar de tratamento, e ainda assim parecerem totalmente bem”.

Entender como se dá a relação imunológica desses pacientes ao vírus da sida pode ser um passo importante no desenvolvimento de uma vacina tão esperada há cerca de 30 anos.


Na nossa escola a data não foi esquecida e teve como principais inciativas a distribuição de um folheto informativo a todos os alunos e o funcionamento de uma simbólica exposição com textos e mensagens alusivas à temática.

1 comentário: