quarta-feira, 10 de abril de 2013

Cuidado com as tintas para cabelo!

Cientistas britânicos alertaram para o facto de as tintas de cabelo mais populares e usadas por milhões de mulheres conterem uma série de produtos químicos associados ao cancro.

De acordo com o jornal britânico Daily Mail, os cientistas também dizem que ambos os kits para coloração de cabelo e corantes utilizados em salões de beleza representam um risco crescente de saúde.

Os investigadores, que registaram recentemente as suas descobertas numa respeitada revista médica, dizem que os produtos químicos presentes em tintas de cabelo podem reagir negativamente com o fumo do tabaco e de outros poluentes do ar “formando um dos mais poderosos compostos cancerígenos conhecidos pelo homem”.

Os investigadores identificaram substâncias chamadas de aminas secundárias, que são encontradas em quase todas as tintas de cabelo. São capazes de penetrar na pele e permanecer no cabelo durante semanas, meses ou mesmo anos. Ao longo do tempo, os compostos podem reagir com o fumo do tabaco, os gases de escape ou de outras substâncias de modo a formar produtos químicos altamente tóxicos, conhecidos como nitrosaminas. Conhecidas por causar cancro, essas substâncias têm sido banidas de outros cosméticos. As tintas para o cabelo têm estado associadas a uma variedade de cancros, incluindo cancros da mama, bexiga, ovários e do cérebro, e sabe-se que desempenham um papel significativo no aparecimento de leucemia.

No interesse e segurança dos consumidores, é imperativo que uma investigação completa e independente seja realizado para estabelecer os níveis de toxicidade desses compostos e os potenciais riscos.
 
in natural e saudável

Sem comentários:

Enviar um comentário