Celebra-se, a 4 de Fevereiro, o Dia Mundial contra o Cancro em mais de 80 países.
A data 4 de Fevereiro foi definida em 2000, na Carta de Paris, documento elaborado pela União Internacional Contra o Cancro, para divulgar os problemas relacionados com o risco, o diagnóstico e o tratamento de doentes com cancro.
O cancro afecta 160 mil crianças a nível mundial, o que equivale a mais de 400 casos por dia, tendo-se tornado a segunda causa de mortalidade infantil. Segundo Fernando Leal da Costa, Coordenador Nacional para as Doenças Oncológicas e especialista em oncologia médica, “no nosso país, em cada ano esperam-se 400 novos casos de cancro em pessoas dos 0 aos 19 anos. A probabilidade de uma criança sobreviver a um cancro em Portugal está em linha com os resultados europeus e do mundo ocidental em geral. Nos países do 3º Mundo os números de sobrevivência de crianças são muito inferiores”.
A União Internacional contra o Cancro assinala que o diagnóstico precoce é a melhor forma de salvar milhares de vidas, já que vários tipos de cancro podem ser mais facilmente tratados se forem descobertos em fase inicial. Cerca de 70% dos casos diagnosticados de cancro em crianças são curáveis e cada dia que passa se registam progressos na luta contra a doença.
Sem comentários:
Enviar um comentário