segunda-feira, 25 de abril de 2011

França radicaliza campanha anti-tabaco

É uma campanha de choque contra o consumo de tabaco. Cada maço de cigarros tem agora uma fotografia com uma imagem, por vezes brutal, associada aos malefícios do fumo.

Aumenta número de crianças afetadas por alergias alimentares

Pelo menos cinco em cada mil crianças em Portugal sofrem de alergias a alguns alimentos. As alergias à proteína do leite de vaca e ao ovo são as mais comuns. Além do aumento de criança, as alergias são cada vez mais graves. O médico Miguel Borrego alertou para a importância de estimular o sistema imunitário.

sábado, 16 de abril de 2011

Nova esperança contra incontinência urinária

A incontinência urinária é um problema que afeta 40 por cento das mulheres com mais de cinquenta anos. Existem técnicas cirúrgicas que ajudam a ultrapassar a situação, mas obrigam a um internamento de vários dias e a uma recuperação demorada. No entanto, no Hospital portuense de Santo António, está agora a ser aplicada uma nova nova técnica que simplifica a cirurgia e reduz o tempo de recuperação.

Gordura escondida nos alimentos contribui para aumento do colesterol

Um bife de vaca pode ter mais gordura saturada do que batatas fritas. A escolha do tipo de gordura usada na confeção das refeições é fundamental.
 

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Concentrações de pólenes e poluentes prejudicam saúde

No Bom Dia Portugal, o Boletim Polínico esteve esta sexta-feira a cargo do alergologista Mário Morais de Almeida.

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Maioria dos alérgicos não vai ao médico

Grande parte das pessoas que sofre de alergias não consulta um especialista. A prevalência das doenças alérgicas tem vindo a aumentar nos últimos anos.

domingo, 3 de abril de 2011

«Educar para os Afectos e Transformações»

Decorreu, no passado dia 1 de Abril, pelas 18h00, na Biblioteca do nosso Agrupamento de Escolas, a palestra «Educar para os Afectos e Transformações», orientada pela Dr.ª Alzira Silveira e pela Dr.ª. Andreia Dias, membros da equipa de adolescência do serviço de Pediatria do Hospital S. Teotónio em Viseu. Foi um momento rico em informação, dado que as questões relacionadas com a adolescência e todos os comportamentos característicos dessa etapa da vida foram abordados de forma clara e sucinta, tendo como pano de fundo toda a experiência do dia-a-dia das formadoras. Pais/Encarregados de Educação e Professores puderam reflectir sobre as temáticas tratadas e interiorizar um conjunto de pistas deixadas pelas brilhantes oradoras.

A adolescência é uma etapa da vida importante, sendo por isso fundamental os adultos (pais e professores) tomarem consciência do seu papel de ‘gestores’ do crescimento dos seus filhos/alunos. Como referiu a Dr.ª Andreia «O que um adolescente aprende é aquilo que ele vive»!


sexta-feira, 1 de abril de 2011

Um em cada cinco portugueses morre de acidente vascular cerebral

As mortes por AVC estão a diminuir, mas Portugal continua a ter a incidência mais elevada na União Europeia.

Artrite reumatóide afeta cerca de 40 mil portugueses

Trata-se de uma doença reumática inflamatória crónica de origem desconhecida e atinge mais as mulheres.